quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Autárquicas 2009 - Candidatura do PS à Câmara Municipal da Maia








"Ao Camarada Presidente da CPC da Maia do PS
Dr. Mário Gouveia

A Maia é hoje um concelho onde a sociedade civil vive espartilhada num autêntico colete-de-forças, instalado ao longo dos últimos mandatos autárquicos.

A maioria das suas instituições, representativas das forças vivas, culturais, sociais, desportivas e empresariais, e até religiosas porque não dizê-lo, estão directa ou indirectamente ao serviço dos interesses ligados à maioria que domina a Câmara Municipal da Maia.

Se acrescentarmos à intervenção directa efectuada junto dos cerca de 9000 idosos com os famigerados (e úteis!) passeios à Quinta da Malafaia e quejandos, os cabazes de Natal (mais ou menos 12000), palmas funerárias e entrega pessoal pelo Presidente da Câmara de licenças de construção e habitabilidade a quem “escolheu a Maia pela sua qualidade de vida”, acabamos por perceber os tentáculos do polvo que asfixia o funcionamento democrático da sociedade civil maiata.

Se atentarmos ainda à propaganda mediática paga ou de circunstância, e ainda a veiculada pelos próprios serviços da câmara e SMAS (por exemplo a revista “Mais Maia” e outras) percebemos em que condições o PS tem disputado eleições.

O Presidente da Comissão Política Concelhia é o líder do partido da Maia. Conquistou os seus galões numa disputa democrática entre camaradas com brilhantismo e um programa claro e corajoso.

É naturalmente um líder de oposição ao poder instalado e já prestou provas ao conquistar a Junta de Freguesia de Milheirós da Maia, feudo do vice-presidente da câmara há vários mandatos.

É inteligente, com sólida formação académica, ligado à área universitária (ISMAI), ao desporto (Associação de Andebol do Porto) e bem relacionado com os meios religiosos e respeitado nos meios sociais maiatos.

Pensamos pois que é o Presidente da CPC que se encontra melhor posicionado para liderar o projecto do PS nas próximas eleições autárquicas.

Temos consciência do nível de exigência do que lhe estamos a pedir, mas é nossa convicção que não pode nem deve recusar o desafio. Desempenhar cargos é também correr riscos políticos. Não aceitaremos pára-quedistas ou pretensos candidatos mediáticos (lá na sua terrinha!?).

Somos partidários de uma proposta política global para a Área Metropolitana do Porto, como factor estratégico de mobilização colectiva em todos os concelhos, e pensamos que o Dr. Mário Gouveia deve ser o nosso representante nesse projecto, pese as dificuldades já enunciadas.

Considerando o teor da moção aprovada por esmagadora maioria na última CPC, contamos consigo, com a sua coragem, seriedade e determinação para defender o PS nas próximas eleições autárquicas.

Maia, 17 de Dezembro de 2008
Saudações Socialistas"

Este é o teor da carta dirigida ao camarada Mário Gouveia pelos Secretários Coordenadores, também subscrita por camaradas da Comissão Política Concelhia, da Comissão Política Distrital, por anteriores Presidentes da Concelhia bem como pelos Presidentes de Junta e Vereadores Socialistas, na convicção de estarem a interpretar o sentimento dos socialistas e dos maiatos no que toca ao projecto do PS às Autárquicas de 2009.

Sem comentários: