terça-feira, 25 de novembro de 2008

Discurso do Secretário Coordenador, Dr. Hélder Ribeiro, proferido no Jantar de Confraternização de sábado, 22/11

Caras e caros camaradas,

Começo por agradecer a vossa presença, desejando que este nosso encontro esteja a ser proveitoso e agradável para todos, dirigindo um cumprimento especial aos nossos convidados de honra, o Presidente da Comissão Política Concelhia, Dr. Mário Gouveia, e ao camarada Secretário Coordenador da Secção de Águas Santas, António Teixeira, recém-empossado Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, a quem saudamos com particular ênfase desejando-lhes os maiores sucessos pessoais e políticos.

É para mim um grande prazer e uma honra estar aqui convosco camaradas e sentir, com o calor da vossa presença, a força da nossa estrutura, a força da militância e dos socialistas de Gueifães.

Tenho o prazer de ser militante de um Partido que continua a ter na sua base estrutural a democracia, onde podem existir divergências de ideias, de estratégias, várias listas a concorrerem ao mesmo tempo e no final todos se reagrupam e lutam pelo mesmo objectivo.

As actividades que hoje vos propusemos têm propósitos muito claros:

Relembrar e celebrar os camaradas e seus familiares já falecidos que nos ajudaram a chegar até aqui, honrando a sua memória;

E proporcionar aos que cá estão hoje mais uma oportunidade de convívio, de aproximação, de partilha, de reflexão e de debate conjunto, tanto mais que se aproxima um ano pleno de desafios eleitorais.

Muito trabalho nos espera e, tal como é habitual, o Partido poderá contar com o empenho da nossa Secção para o unir e preparar para as grandes batalhas que se aproximam, eleições Europeias, Legislativas e Autárquicas, não esquecendo também a defesa do Governo do camarada José Sócrates, nas reformas e projectos que são necessárias para que tenhamos um país cada vez mais preparado para os desafios de uma União Europeia cada vez maior e competitiva.

Destes desafios assumirá particular importância para nós o combate autárquico, na freguesia e no concelho.

A nível concelhio tudo temos feito para viabilizar uma solução que seja a melhor para a Maia e para o PS. Acreditamos que o PS Gueifães tem dado importantes contributos para uma cada vez maior estabilização e fortalecimento do PS Maia, de modo a torná-lo um partido com protagonistas credíveis e uma alternativa séria, capaz de convencer os eleitores maiatos.

Em termos de exercício político, no que de nós depende agimos de modo a proporcionar uma representatividade, de género e de zona geográfica, equitativa mas também qualificada de representantes capaz de proporcionar à Secção de Gueifães a justa e devida presença nos órgãos, potenciando a participação da estrutura no contexto municipal, concelhio e distrital.

Na última Comissão Política Concelhia, de 6 de Novembro, foi aprovado o perfil do candidato do PS à Câmara Municipal da Maia.

Ficou bem clara, através da votação havida, a convicção de uma ampla maioria dos socialistas de que o candidato do PS deverá ser preferencialmente um militante da Maia. Um militante com provas dadas, ganhador, com capacidade política e capacidade de realização.

Outra coisa não faria sentido já que temos nas nossas fileiras suficiente massa crítica de elevada competência e qualificação, capaz de retirar a Maia do marasmo e imobilismo para que este PSD órfão a tem levado, catapultando-a de novo para patamares de desenvolvimento e progresso, adicionando-lhe a marca de pendor social bem característica do PS.

A nível das freguesias acreditamos também que se apresentarão a sufrágio dos eleitores os melhores candidatos e as melhores candidaturas. É para isso que todos estamos a trabalhar. É para isso que estamos aqui, para vencer as próximas eleições. Não vencer por vencer, mas porque a população precisa da nossa vitória.

E é com imensa satisfação camaradas que vos transmito, hoje, oficialmente uma decisão tomada em Junho passado, de extrema importância para Gueifães e para o PS, durante uma reunião de trabalho do Secretariado com o Camarada Alberto Monteiro, que tantas vitórias tem dado ao PS e tão distintamente, ao longo das últimas duas décadas, exerce o cargo de Presidente da Junta, bem como com os camaradas, que hoje o acompanham no Executivo e na Presidência da Assembleia de Freguesia.

É com imensa satisfação que anuncio que o Camarada Alberto Monteiro aceitou o convite que eu próprio e o Secretariado da Secção lhe formulámos e tudo leva a crer, assim Deus permita, que será mais uma vez o candidato do PS à Junta de Freguesia de Gueifães.

Todos temos de estar conscientes do desafio e da responsabilidade que isso significa. Ganhar a Junta de Gueifães mais uma vez e por maioria absoluta. Essa é a tarefa principal e não nos poderemos furtar aos esforços necessários para tal.

Sabemos que, por força da Lei, o próximo mandato deverá ser o último seguido que o camarada Alberto Monteiro poderá exercer à frente da freguesia a que tem dedicado grande parte da sua vida. Esse, desde logo, deve ser um estímulo mais para ganhar, ao qual com certeza os Gueifanenses não ficarão indiferentes.

Sabemos, ao mesmo tempo, da responsabilidade que todos temos de planear e preparar o futuro, de juntar a experiência dos mais velhos à energia dos mais novos como tentativa de renovação. Da necessidade de ouvir os militantes, para se conseguir um Partido mais dinâmico, mais coeso e mais virado para as populações.

É minha convicção que no PS e por maioria de razão no PS Gueifães, devemos promover a discussão aberta, fomentar a reflexão e o debate sobre temas que assumem particular relevância para o presente-futuro comum. É esse apelo que vos faço e o que vos proponho continuar a fazer para que chegada a altura de tomar as decisões as possamos tomar da melhor forma e mais acertada.

Da minha parte, da parte do meu Secretariado, apenas vos posso assegurar total empenho e disponibilidade rumo à concretização dos objectivos que acabei de enunciar.

É uma honra poder contar com todos vós.

Muito Obrigado Camaradas.

22.11.2008

Sem comentários: